Boa noite meus escassos leitores! como vão vocês?
o título desse texto talvez espante alguns de vocês, mas leiam, talvez faça sentido (talvez!)
Estive no ultimo final de semana (o qual não postei) no parque do ibirapuera, aqui em São Paulo, e fui conhecer o parque, andar, vagar, como preferirem.
e se você mora em são paulo, sabe que o parque do ibirapuera (ou simplesmente "ibira") é um dos melhores lugares pra passar um tempo pra se acalmar, pra relaxar, enfim, é o melhor programa de lazer da cidade, na minha humilde opinião.
Mas indo direto ao assunto, matei a curiosidade de entrar no predio do MAC (Museu de arte contemporânea). Após subir uma rampa infinita, fui recompensado com a exposição de Magnelli (recomendo).
Algumas pinturas são o ápice da falta de noção e sentido, mas tem algumas que são incrivelmente boas! e enquanto eu andava por lá não parava de pensar, porque aquilo era grátis? porque essas coisas não são valorizadas no país onde vivemos? a entrada de um baile funk é 15 reais mais ou menos. o cara que cria a letra de um funk, leva menos de 40 segundos pra compor a "obra" e existem quadros que levam dias, semanas, meses para serem concluídos
Existe esse conceito implicito de que a europa está acima da américa, pense por um instante, quantos países da africa são referencia mundial? só se fala em europa e USA.
Quem delegou o poder a esses países de serem referencias de algo?
Parto do seguinte principio, são países que não tem nada a mais. Nós, Sulamericanos, desvalorizamos a arte e menosprezamos a cultura, nós demos a eles, o poder de serem superiores a nós. É verdade! se você ainda estuda, pensa por um instante nas suas aulas de arte, de filosofia, de música. São coisas óbvias, banais, sem sequencia lógica e sem aplicabilidade à sua vida.
O Brasileiro é grande culpado por isso, pela história que foi submetido também. Nossos antepassados foram oprimidos inúmeras vezes. 50 anos atrás mais ou menos, eu ja teria sido preso, torturado e morto por dizer coisas que eu digo com frequencia nesse blog.
A Arte é o dom de enxergar o mundo com os olhos do coração, de amar com a alma, e de viver a vida inteira com a intensidade de um momento, você não precisa ser graduado em arte pra ser artista. embora vivamos na era do conhecimento, você só precisa gostar da arte pra ser um artista. Sou tão artista quanto Roberto Carlos. Ele canta pra milhares de pessoas admirarem, eu toco violão todo domingo na igreja aqui perto.
Mas porque é que tem que ser assim? porque isso tudo é tão desvalorizado no Brasil?
talvez pela educação!
Nossa educação é pífia, pobre e peca em aspectos vitais. Eu já disse isso antes, temos que "arrumar" as emendas escolares de forma que despertem interesse nos estudantes! no meu tempo de escola, eram raros os casos de um professor virar pra um aluno e elogiá-lo, em uma sala de 45, 50 alunos, 2 ou 3 eram elogiados. Não que os outros fossem criticados, magina.
O que eu quero dizer, é que assim como a arte, a historia, e todas outras matérias que você gosta porque as aulas são "relax" estão perdendo importancia. O interesse do estudante some na mesma proporção, aí o que acontece? mais gente burra, mais gente sem um pingo de opinião.
e quem fica feliz com isso? [/retórica]
2 comentários:
Você simplismente descreveu em palavras tudo que eu penso sobre educação e principalmente sobre o interesse dos alunos. Eu, não gostaria de escrever isso, mas não aguento mais a escola, tenho que acordar cedo pra escutar palavras vazias de pessoas vazias, assistir uma aula (isso quando tem) que não me ensina os reais valores, aqueles que farão diferença significativa no meu caráter. Quando aprenderemos sobre direitos do cidadão e menos sobre planos cartesianos?
Postar um comentário