Aproveitando o clima de domingo, decidi escrever sobre um assunto que eu gosto muito, futebol!
infelizmente, vou falar sobre uma face negra do meu esporte favorito. a violência nos estádios.
Sempre que eu falo "eu amo meu time" todos me perguntam "o que você ganha?" é quase que roteiro, são sempre as mesmas coisas:
- você ganha algo se eles vencerem ou perderem?
- quem ganha dinheiro? você ou eles?
- você acha que eles se importam com torcedor? eles querem o dinheiro na conta, só isso.
é sempre a mesma coisa, não acontece só no futebol. os artistas que você gosta, em maioria são assim. os cantores, os atores, os apresentadores de TV, qualquer atleta. todos eles tem comportamentos em que se pode aplicar as perguntas acima.
Mas aí eu te pergunto: importa? o que importa é dizer "eu sou torcedor de tal time" e gostar de ver seu time jogar, sentir felicidade, isso importa. costumo dizer que meu time é o único amor que nunca me traiu
Mas temos sempre os que estrapolam. os torcedores que se rebaixam e não só adotam amor a camisa, mas também, ódio ao adversário. não é incomum encontrar torcedores discutindo em tom alto, brigando, enfim.
Mas veja como as coisas são. em 1960, 1970 quando o futebol já era popular no Brasil, tinhamos torcedores que iam engravatados ao estádios, sentavam onde o ingresso mandava e se comportavam.
Hoje é diferente. temos um bando de irracionais que vão ao estádios pra, ao invés de ver ou apoiar o time, vão xingar, provocar a torcida. o que é valido!
desde que seja APENAS no jogo.
o titulo desse post é a violência nos estádios, mas o que realmente me preocupa é quando torcedores estão fora dele, principalmente após jogos denominados clássicos. aí acabam sendo atingidos torcedores que vão ali pra ter lazer, pra se divertir, torcedores que vão com o propósito certo aos estádios. eles acabam saindo prejudicados.
Porque a imagem que se tem é essa!

é a de que se você for num "corinthians x palmeiras" ou num "são paulo x santos" você vai sair sem uma perna, ou com um tiro no peito.
É triste saber disso, temos sempre policiais armados, que constantemente tem que agir em estádios.
Não é essa a imagem que queremos do país sede da copa e jogos olimpicos nesta década. Definitivamente.
o fato é esse e esse é o fato. ir ao estádio? só se for "seu time x 15 de piracicaba" ou algo parecido. É triste saber que existem pessoas tão irracionais, a ponto de trazer a rivalidade para fora do estádio e chegar ao ponto de partir pra violência. é de dar pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário